/ Vista Gaúcha / VISTA GAÚCHA: 30 anos, 30 ações
Imprimir notícia

Tamanho da letra

05/04/2018 ás 23:00 por Vista Gaúcha
VISTA GAÚCHA: 30 anos, 30 ações
 
No próximo dia 09 de maio de 2018 o município de Vista Gaúcha completa 30 anos de emancipação política-administrativa como referência dentro da região noroeste do Rio Grande do Sul em termos de eficiência administrativa e gestão de recursos.
Em 1945, levando suas mudanças, pertences e familiares, em carroças de tração animal, viajando por quinze ou mais dias, os primeiros colonizadores de origem italiana chegavam à região de Tenente Portela.
Esses primeiros colonizadores vinham de Garibaldi, Santa Cruz do Sul, Estrela e Encantado. Posteriormente, estabeleceram-se outras famílias, de etnias variadas, que foram fazendo desta terra um lugar produtivo.
Vista Gaúcha era denominada de “Cantina Velha”, porém, os colonizadores acharam o nome impróprio para a localidade. Por acharem o local rico em belezas naturais e com uma vista panorâmica, o intitularam “Vista Gaúcha”, nome que perdura até hoje.
Hoje, Vista Gaúcha está assim constituída etnicamente: 60% da população de italianos; 25% de portugueses; 10% de alemães e 5% de poloneses.
Em meados de 1986, um grupo de lideranças locais, constituído por seis pessoas, entenderam que o Distrito estaria, juntamente com Bom Plano, com bom grau de desenvolvimento e, então programaram uma reunião geral para expor as ideias emancipacionistas, ideias estas que foram bem acatadas por um número considerável de moradores. Assim, em seguida, elegeu-se a Comissão Emancipacionista, que seria responsável pelo andamento dos trabalhos.
Em 10 de abril de 1988, realizou-se o plebiscito em Vista Gaúcha, onde o “SIM” venceu por maioria absoluta dos votos.
Através da Lei Estadual n° 8.608, de 09 de maio de 1988, criou-se oficialmente o Município de Vista Gaúcha se desligando de Tenente Portela.
Desde que conseguiu sua independência administrativa o município vêm se destacando no estado e nacionalmente na qualidade de vida e em boas práticas de gestão.

Investimentos
Apesar de ter a sua vocação basicamente alicerçada na produção agrícola, a exemplo do restante da região, Vista Gaúcha também tem ganhado destaque na busca por investimentos no setor industrial.
O município tem buscado uma série de indústrias e empresas que se interessem em investir na economia local, diversificando a matriz econômica e criando alternativas na área, sempre recebendo contrapartidas e facilidades suficientes para que este tenham condições de gerar emprego e renda aos munícipes. 
Muito comemorado pela comunidade local foi a instalação da unidade de Cooper A1 no município. A Cooperativa que tem sua base mais forte no estado de Santa Catarina, e já tem hoje em Vista Gaúcha em pleno funcionamento um supermercado e uma unidade de recebimento de grãos.
A conclusão por parte do governo do estado da RSC-163, que liga os municípios de Barra do Guarita, Vista Gaúcha e Tenente Portela foi outra conquista muito comemorada pela comunidade dado ao fato de que esse era um anseio de longo tempo.
No escoamento da produção agrícola Vista Gaúcha se destaca positivamente pela qualidade das estradas do interior. Com projetos bem elaborados, parque de máquinas bem equipado e trabalhos bem executados as estradas estão em condições admiráveis.
Vista Gaúcha também é um dos poucos municípios da Região Celeiro a ter um hospital próprio. O local é mantido por convênio com uma forte contra-partida da municipalidade.

Consenso e Legislativo forte

Nos 30 anos de Vista Gaúcha apenas três nomes comandaram o município. Claudemir Locatelli, Valdecir João Canci, e o atual Celso José Dal Cero que terá sua gestão até 2020.
Dal Cero foi eleito via consenso arquitetado na última gestão que já definiu a junção partidária inclusive para a eleição de 2020. Se nada ocorrer que possa sugerir uma mudança no panorama político local a comunidade já sabe que o MDB seguirá no poder na próxima gestão.
O acerto consensual também valeu para o legislativo. A eleição teve 12 candidatos que preencheram as vagas de titulares e suplentes. Com uma câmara bastante participativa e econômica, o legislativo local tem sido fundamental na construção do desenvolvimento do município de Vista Gaúcha para o futuro.
A relação entre executivo e legislativo é considerada boa por ambos os poderes.

Investimento cooperativo
Os grandes investimentos da microrregião têm ficado por conta das cooperativas agrícolas. Em Vista Gáucha a Cooper A1 instalou uma grande estrutura para recebimento de grãos. A escolha da cooperativa pelo município deu-se exatamente pelo fato de que Vista Gaúcha é pujante em incentivo ao agricultor e apresenta umas das melhores áreas de cultivo da região.

Renovação de máquinas
Um dos méritos do município de Vista Gaúcha está concentrado no trabalho de infraestrutura que é oferecido para a comunidade. Para a manutenção constante das estradas, Vista Gaúcha tem investido periodicamente na renovação de seu Parque Municipal de Máquinas. Na divisa com Tenente Portela, por exemplo, é visível a olho nu onde é Vista Gaúcha e onde é Tenente Portela dado a qualidade da manutenção das estradas comparada com o município mãe.

###
O prefeito de Vista Gaúcha Celso José Dal Cero participa diretamente da vida pública do município desde de sua emancipação política administrativa. Como presidente da Câmara de Vereadores em 1988 coube a ele coordenar os trabalhos de criação e aprovação da Lei Orgânica Municipal.
Assumindo um município com uma condição econômica favorável o mandatário sempre deixou clara que sua intenção era seguir desenvolvendo os trabalhos que vinham sendo feitos pela administração anterior implementando as suas ideias e a sua forma de governar.
Com o lançamento das comemorações dos 30 anos de Vista Gaúcha e depois de uma discussão que envolveu o poder executivo, com participação ativa do prefeito Dal Cero, do Vice Luiz Mantelli Junior e da equipe de secretários, dos vereadores e também da comunidade, a administração estipulou 30 ações que serão implementadas até o final desse ano de 2018.
O prefeito reconhece que a meta é audaciosa, mas diz que está confiante e motivado para junto com a equipe administrativa e legislativa do município cumprir tais metas até o próximo 31 de dezembro.
A primeira ação citada diz em relação à ampliação da Unidade Básica de Saúde, e essa é uma área que a administração tem priorizado a bastante tempo no município, tanto é que nesta área além de manter o sistema de saúde municipal e o hospital local, a administração ainda esforça-se para auxiliar o Hospital Santo Antônio referencia em toda a região.
Sobre os 30 anos de emancipação politica-administrativa o prefeito Celso Dal Cero destaca que o município evoluiu muito no que tange a desenvolvimento. Ele cita que com a emancipação de Vista Gaúcha, foram possíveis muitos investimentos nas áreas de saúde e educação que provavelmente não seriam caso Vista Gaúcha seguisse sendo parte de Tenente Portela.
“O município de Vista Gaúcha, desde sua emancipação passou por um processo de crescimento muito grande. Talvez não avançou em população, mas hoje se destaca em produção agrícola, suinocultura, produção leiteira e industrias que por aqui se instalaram.”

Para comemorar seus 30 anos o município de Vista Gaúcha preparou uma programação intensa e com uma série de acontecimentos que marcarão a data.
Entre os eventos programados estão uma cavalgada, passeio ciclístico, seminários, palestras, encontros de Bandas Marciais, jantares, apresentações artísticas e muitas outras atrações como você pode conferir na programação oficial, no entanto, um dos pontos altos das comemorações acontece no dia 06 de maio, quando ocorre o show nacional com a dupla sertaneja Felipe e Falcão.
O evento vai acontecer no Atlético Clube Gaúcho e não terá cobrança de ingressos. Um grande público regional é esperado neste dia em especial.




Veja também:
Espalhe por aí


Comentários
Fitflop Slide Sandals
23h47 do dia 07/07/2018
hi!,I love your writing very so much! share we keep in touch more approximately your post on AOL? I require a specialist on this area to solve my problem. May be that's you! Having a look forward to see you.
Fitflop Slide Sandals http://www.fitflopssaleclearanceuk.com/fitflop-slide-sandals-c3.html
Deixe seu comentário
2018, ::Sistema Província:: , Todos os direitos reservados.
C.Albuquerque